A Administração Municipal, mediante Decreto Municipal nº 3.705 de 11 de dezembro de 2015, criou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ireno Bohn na Sede do município.
Na última sexta-feira, 11 de dezembro, a família do homenageado, viúva Imelda Bohn e os filhos Júlio e Jone Bohn, estiveram na sala do gabinete juntamente com a prefeita Carmen Goerck, o vice-prefeito Sergio Machado e a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Edelvani Loeblein para presenciar a assinatura do Decreto de criação da escola da Sede do município.
A prefeita Carmen destaca que tomou esta decisão em dezembro no intuito de facilitar a tramitação da documentação, transferência e matrícula de alunos, bem como gerar no período letivo uma data para festejar o aniversário do educandário.
O nome foi atribuído a uma personalidade que por décadas foi referência em Mato Leitão, além de ter sido o proprietário da área onde a escola foi construída. Ireno Bohn foi um grande líder comunitário, político e dedicado às causas educacionais, além de possuir uma comunicação fácil. Sua influência foi vital para que a Escola Particular Santa Inês fosse incorporada pelo estado na década de 60, tendo, hoje, o nome de Colégio Estadual Poncho Verde, além de ter sido um grande articulador na criação do Ensino Médio na década de 80, dentro outras ações.
A previsão da Administração é de que no início do ano letivo, os alunos já ocupem o prédio construído para a escola na Rua Ervino Leopoldo Kuhn nº1231, nas imediações da EMEI Vó Olga, entretanto, a inauguração está prevista para 21 de março, um dia após o aniversário do município.
Biografia da personalidade que empresta o nome
IRENO CARLOS BOHN
Faleceu no dia 15 de maio de 2012, no Hospital Bruno Born, em Lajeado.
Ele nasceu no dia 28 de agosto de 1938, filho de Jacob e Olga Maria Bohn. Era o sexto filho de oito irmãos. Muito jovem, em 1951, foi para o Seminário, onde concluiu os estudos Ginasial e Médio. Cursou alguns semestres de Teologia em Viamão.
Retornou a Mato Leitão em 1963, quando ingressou na Empresa Finomate, no setor de contabilidade e gerência (empresa fundada pelo seu pai, Jacob Bohn e o tio João Bohn).
Em 9 de janeiro de 1965, casou-se com a professora ImeldaHediBohn, com quem teve cinco filhos: Júlio (empresário), Jone (veterinário), Jussara (médica), Jader (Engenheiro Civil) e Jaime (radiologista). Tem cinco netos.
Enquanto ajudava na administração da Finomate, que chegou a ser terceira maior empresa de Venâncio Aires, revelou-se um grande líder comunitário, de fácil comunicação.
Passou a ser referência para a comunidade de Mato Leitão e envolveu-se em inúmeras frentes comunitárias: diretoria da Comunidade Católica, comissão do cemitério católico em 1974, conselho da diretoria até 1984, quando foi eleito presidente, cargo que ocupou ainda em 1996 e 2002. Após, envolveu-se em questões pastorais, assumindo como ministro da Comunidade Católica Santa Inês.
Foi um dos articuladores na década de 60 para transformar a Escola Particular Santa Inês em escola Pública (hoje, Colégio Estadual Poncho Verde), bem como se envolveu diretamente na criação do Ensino Médio no educandário em 1985. Foi presidente da Associação de Pais e Mestres do Colégio Estadual Poncho Verde, Presidente da Comissão da Água, Comissão de Telefone, Associação Pró-Desenvolvimento de Mato Leitão, Associação de Desenvolvimento do Distrito de Mato Leitão (Adedimat) e mais tarde ocupou o cargo de vice-presidente da Comissão de Emancipação.
Foi vereador de Venâncio Aires por dois mandatos e presidente da Câmara de Vereadores em 1976 e 1981, sem remuneração. Na época, representava o 4º Distrito de Vila Mato Leitão. Elegeu-se vereador de Mato Leitão, cumprindo mandato de 2001 a 2004 e voltou a ocupar a presidência da Câmara de Vereadores em 2002.
Sendo assim, como forma de reconhecimento por todas as ações realizadas por Ireno, principalmente por ele ter sido um grande apoiador na área da educação, como líder comunitário sempre ter priorizado a busca de avanços na área da educação junto ao então Distrito de Mato Leitão, sendo que conseguiu transformar a escola Particular Santa Inês em Colégio Estadual, ajudou a conseguir a implantação do Ensino Médio e na ampliação de salas de aula no educandário, a Administração Municipal indicou a denominação da escola municipal da sede, mediante decreto n° 3.705 de 11 de dezembro de 2015, como Escola Municipal de Ensino Fundamental Ireno Bohn.