O secretário Gerson Horn deixará nesta semana a coordenação da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. Segundo Horn, o motivo do seu afastamento é o fato de querer assumir o posto de vereador do município no último ano de seu mandato. Ele ainda relata que esta era a sua vontade desde que assumiu a pasta em 2013.
Gerson foi secretário da Agricultura e Meio Ambiente durante três anos e avalia como positivo este período, relatando que em um trabalho integrado com a Secretaria de Obras, Viação e Trânsito e com o apoio da Administração Municipal e parceria com a Emater/Ascar muitos investimentos foram realizados e muitos objetivos atingidos. Procurou estar muito presente nas propriedades rurais, apoiando as iniciativas dos agricultores com foco na diversificação de seus empreendimentos.
O secretário elenca algumas das conquistas obtidas durante esta gestão e alguns serviços que já existiam, mas foram ampliados. Durante o período que esteve na coordenação desta pasta acorreu a renovação da frota da agricultura através de um investimento de mais de R$ 1 milhão, o que qualificou o atendimento à população Também foi alcançado o objetivo de produtores do município, através de uma parceria da Secretaria da Agricultura e Emater/Ascar, terem conseguido recursos para a implantação de biodigestores em suas propriedades. “Eu e o Claudiomiro, chefe do escritório local da Emater/Ascar, conhecemos o funcionamento do biodigestor durante Missão a Israel organizada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP). Achamos que essa era uma grande tecnologia e que seria muito interessante trazer ela para Mato Leitão. Então começamos a buscar recursos para auxiliar nossos produtores na implantação dos biodigestores em suas propriedades”, ponderou Horn.
Outras conquistas obtidas nestes três anos foram: construção da Feira do Produtor em um lugar fixo para os feirantes, o que era um pedido que acontecia há muito tempo pelos produtores; fornecimento de produtos da agricultura familiar às escolas, além da venda de produtos destes agricultores para o programa aquisição de alimentos (PAA) de Lajeado, o que foi um grande incentivo à agricultura familiar; contratação do segundo veterinário, agilizando a demanda de atendimentos; apoio e incentivo aos produtores na ampliação de seus empreendimentos, o que foi uma grande característica desta gestão; entre outros feitos.
Horn, em sua despedida, aproveitou o momento para agradecer a oportunidade que recebeu de assumir a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. “Quero agradecer a prefeita Carmen Goerck e o vice-prefeito Sergio Machado pela confiança em mim depositada, me dando por função conduzir a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente por três anos. Sempre busquei me esforçar ao máximo para atender o nosso agricultor da melhor forma possível, pois no nosso município a agricultura sempre foi prioridade”, finalizou Gerson.
29 de dezembro de 2015- Agricultura e Meio Ambiente