As agentes de saúde irão intensificar o trabalho de conscientização sobre a prevenção a focos do mosquito Aedes aegypti que já vinha sendo realizado por elas durante as visitas nas residências.
No dia 1º de março aconteceu uma reunião com a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, para discutir as ações que estão sendo realizadas, e também para sanar dúvidas sobre questões ligadas ao vetor. Desta forma, a partir das informações repassadas pelos representantes da Coordenadoria novas medidas foram tomadas para o desenvolvimento do trabalho de conscientização da população.
Nas duas semanas que passaram as agentes comunitárias de saúde, juntamente com o agente de endemias fizeram o novo mapeamento da região urbana. Com base nesse novo mapeamento serão realizadas as visitas de vistoria nos imóveis da área urbana.
O trabalho será realizado, fazendo visitas exclusivas para o combate aos focos de mosquito. As agentes de saúde vão priorizar 20 horas do trabalho semanal apenas para essas ações, sendo necessário realizar a visita a todos os imóveis mensalmente, até o mês de maio. As outras 20 horas de trabalho serão destinadas as visitas rotineiras, porém com algumas alterações, dando prioridade aos casos mais urgentes, como gestantes, doença crônica e outros.
Na tarde de hoje, 4 de março, aconteceu uma reunião entre as agentes e a enfermeira Letícia Becker para discutir como funcionará este trabalho que será realizado durante os próximos três meses. Já nesta segunda-feira, 7, iniciam as visitas aos domicílios, realizando o trabalho de orientação e conscientização da população, onde o foco não vai ser o atendimento específico da família, mas sim a vistoria do domicílio.
4 de maço de 2016- Saúde