Está sendo desenvolvida no município uma campanha para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, tendo como prioridade a visita nas residências.
No dia 12 de fevereiro já havia acontecido em Mato Leitão um mutirão de prevenção e orientação sobre as medidas necessárias para eliminar os focos do mosquito. Este movimento teve como principal objetivo a vistoria de locais públicos. No entanto, nesta nova campanha que está sendo realizada pelas agentes comunitárias de saúde, o foco é a vistoria dos imóveis, com eliminação manual dos possíveis focos, locais de água parada.
Do dia 2 a 8 de março, correspondente a uma semana de trabalho, foram realizadas visitas de campo em 207 imóveis do município. Destas, em 144 foram realizadas orientações e efetuado trabalho manual de eliminar os possíveis focos. Do restante, 61 imóveis estavam fechados durante a visita e dois foram recusados. Do total trabalhado, foram encontrados 15 que continham foco (água parada com larva ou pupa).
As visitas estão sendo realizadas pelas agentes comunitárias de saúde, que estão priorizando 20 horas do seu horário de trabalho semanal apenas para essas ações. As outras 20 horas de trabalho serão destinadas as visitas rotineiras, porém com algumas alterações, dando prioridade aos casos mais urgentes, como gestantes, doença crônica e outros. Desta forma se pede a compreensão de todas as famílias, durante este período.
Esta campanha tem como foco a vistoria dos imóveis localizados na região central da cidade, uma vez que é característico do mosquito se desenvolver em aglomerados urbanos, pois ele não voa muito alto nem consegue se deslocar em grandes distâncias. Desta forma, os imóveis localizados no interior, a princípio, não serão vistoriados.
É necessário que todos se envolvam nestas ações, tomando cuidados nas suas residências e conscientizando pessoas próximas para que fiquem atentos aos possíveis criadouros do mosquito, através de vistorias em suas residências.