Associados da Cooperativa Cosuel relaram sua opinião a respeito da instalação do empreendimento no município

A prefeita Carmen Goerck, juntamente com o vice-prefeito Sergio Machado e o chefe do escritório local da Emater/Ascar, Claudiomiro de Oliveira, estiveram reunidos na Câmara de Vereadores com associados matoleitoenses da Cooperativa Cosuel para discutir a ideia de implantação de uma unidade de terminação de aves no município através de uma parceria com a Cooperativa.

A reunião tinha como principal objetivo discutir a viabilidade da instalação deste empreendimento no município e buscar a opinião dos produtores do município que são associados da Cooperativa, uma vez que eles, potencialmente, de acordo com o estatuto da entidade, também poderão ser investidores deste empreendimento, denominado de Projeto ASA.

A prefeita iniciou a pauta do encontro relatando como surgiu esta ideia. “Começamos as tratativas em 2014, pois queríamos buscar alternativas para o município de incremento de renda, através do retorno de ICMS. No entanto, quando fomos recebidos pelos representantes da Cosuel eles já tinham uma proposta para nós, que era a implantação do incubatório.” Carmen explicou que a escolha de Mato Leitão para a instalação do incubatório se deu devido a dificuldades de encontrar área para a construção do mesmo no Vale do Taquari, sendo a Cidade das Orquídeas adequada.

Desta forma o Executivo aceitou a proposta da empresa, uma vez que este também era um projeto atrativo para o município, mas não abandonou a ideia inicial de trazer a unidade de terminação de aves. Carmen ainda destacou que o projeto da unidade de terminação proporciona a Mato Leitão uma dupla vantagem, pois se for possível viabilizá-lo, o município será beneficiado com a arrecadação de ICMS e os produtores que investirem nele terão sua parcela de lucro.

Após a explanação inicial feita pela Chefe do Executivo, os produtores colocaram sua opinião sobre o assunto, havendo demonstração de interesse de muitos que estavam presentes. O assunto ainda será discutido entre as partes em outros momentos.

13 de maio de 2016 – Administração