Na noite da última quarta-feira, 25, aconteceu na Câmara de Vereadores de Mato Leitão uma audiência pública com o Delegado Felipe Staub Cano e o Investigador (chefe do Setor de Investigações), Paulo Ullmann, da Delegacia de Polícia de Venâncio Aires, para debater a atual situação da segurança pública na Cidade das Orquídeas. O evento foi prestigiado por autoridades do Executivo e Legislativo, representantes da Brigada Militar e comunidade, representada principalmente por comerciantes e presidentes de associações.
A reunião foi intermediada pelo presidente da Câmara, vereador Arcênio Maldaner (PMDB), com o apoio do Executivo, através da prefeita Carmen Goerck (PP). Durante o diálogo com os presentes, o delegado Felipe Cano destacou a importância de a comunidade matoleitoense criar a cultura de segurança pública, salientando que por Mato Leitão ser um município pequeno, praticamente todos se conhecem o que facilita detectar situações suspeitas. “Anotar placas de veículos suspeitos, fotografar ações estranhas e permanecer atento a movimentações estranhas é uma medida importante. A polícia não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo”, comentou.
Outra medida citada, que também auxilia nas investigações criminais, é a instalação de câmeras de vigilância em estabelecimentos comerciais e casas particulares, inclusive com imagens externas, e em pontos estratégicos do perímetro urbano. A respeito desta sugestão, a prefeita Carmen Goerck, comentou que a Administração Municipal trabalha num projeto prevendo a instalação de videomonitoramento em quatro pontos de entrada e saída do município, através de uma parceria com a iniciativa privada na doação das câmeras. Carmen destacou que a implantação depende de questões burocráticas com a AES Sul e do sistema de transmissão de dados.
O chefe de investigações, Paulo Ullmann, relatou durante a conversa que o número de efetivo em Mato Leitão é pequeno em relação ao número de habitantes da cidade e que os piores casos de roubos ou outros problemas de segurança pública que aconteceram no município foram efetuados por pessoas que não moram aqui.
Segurança privada
Uma empresa de segurança privada 24 horas iniciou atividades na Cidade das Orquídeas neste mês. A proposta é de vigilância preventiva em prédios comerciais e residenciais. O serviço também auxilia os órgãos oficiais que atuam na segurança pública.