Na última sexta-feira, 17, a prefeita Carmen Goerck, foi comunicada pelo Corede Vale do Rio Pardo que o pleito de transferência do Comando da Brigada Militar de Mato Leitão para o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Rio Pardo foi atendido. O pedido foi encaminhado através de ofício pela presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Mato Leitão, Pierrette Griesang Schmidt, à presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), Mariza Cristoff.
Após audiência, o Conselho aprovou o pedido dando continuidade a tramitação do processo. Durante este período a chefe do Executivo, Carmen Goerck, e o presidente do Legislativo de Mato Leitão, Arcênio Maldaner, participaram de reuniões na Secretaria de segurança Pública do Estado; na sede do CRPO do vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul, quando foram recebidos pelo Tenente Coronel Valmir José dos Reis e também de uma reunião com o Comandante Regional do CRPO Vale do Taquari, Coronel Humberto Teixeira Santos.
Após toda a tramitação, o Executivo Municipal recebeu a notícia, de que havia sido publicada a portaria Nº 637 do Estado-Maior da Brigada Militar (EMBM) que altera vínculo operacional e administrativo do Grupo Policial Militar (GPM) do município de Mato Leitão do Comando Regional de Polícia Ostensiva – Vale do Taquari para o Comando Regional de Polícia Ostensiva – Vale do Rio Pardo. Desta forma, Mato Leitão passa a ser o 5º GPM do 1º Pelotão da 3ª Companhia de Venâncio Aires.
A prefeita municipal destaca o grande envolvimento do Comude, através da sua presidente Pierrete Griesang Schmidt, que fez a primeira tratativa junto ao Corde VRP; do Corede Vale do Rio Pardo que acolheu o pleito e entendeu a necessidade da mudança e do poder Executivo e Legislativo Municipal, que foram em várias audiências para alcançar a aprovação deste pleito. “Desta forma, com a união dos esforços de várias entidades percorramos o menor caminho possível para viabilizar este intento de Mato Leitão pertencer ao CRPO Vale do Rio Pardo para, assim, melhorar a logística de atendimento da população. Esta foi a forma encontrada para potencializar o serviço em prol da Segurança Pública no nosso município, tendo em vista o nosso efetivo muito pequeno”, salienta a prefeita Carmen Goerck.
A prefeita também foi informada que está sendo providenciado neste momento o levantamento dos bens e efetivos da Brigada Militar local e que este é o período de tratativas burocráticas para a mudança de CRPO.