Na manhã da última sexta-feira, 1º, a prefeita Carmen Goerck, participou da solenidade de lançamento da pedra fundamental do Centro Regional de Especialidades Médicas, organizada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). A unidade será construída em Santa Cruz do Sul em um terreno na Rua Ernesto Alves, próximo à Secretaria Municipal de Saúde. O evento contou também com a presença do presidente do Cisvale, Clécio Halmenschlager, do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Carlos Gilberto Baierle, dos demais prefeitos dos municípios consorciados, prestadores de serviços do Cisvale, autoridades políticas e comunidade regional.
A doação do terreno foi confirmada em fevereiro de 2015 pelo prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, que presidia o Cisvale. A obra deve ser concluída em 12 meses. Os recursos previstos para a construção somam R$ 1,7 milhão provenientes do orçamento da União, através de emenda parlamentar encaminhada pelo deputado federal Heitor Schuch e contrapartida do Cisvale de mais de R$ 204 mil que deve ser utilizada para compra de equipamentos e mobiliário. A área construída, que totalizará 880,57 metros quadrados, beneficiará uma população de 343 mil habitantes dos municípios que compõem o Cisvale.
O Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM) terá dois pavimentos, três salas de espera para atendimento e 10 consultórios médicos, em uma estrutura integrada e moderna, com espaços amplos e iluminados, que possibilitarão conforto e acessibilidade suficiente para receber 500 consultas diárias e procedimentos médicos eletivos. A unidade também será composta por sala de procedimentos, consultório odontológico especializado, central de esterilização de materiais e área administrativa. Conforme a diretora-executiva do consórcio, Léa Vargas, com o investimento, a intenção é ampliar a oferta de consultas em diversas especialidades.
Atualmente, no Vale do Rio Pardo, através do Cisvale, realiza-se diariamente cerca de 200 consultas especializadas por intermédio da rede credenciada, prestando atendimento de consultas médicas especializadas, e de aproximadamente 500 atendimentos para os serviços auxiliares, de diagnósticos e tratamento com alto índice de resolutividade. Com o Centro Regional de Especialidades Médicas implantado, a clínica se tornará uma ferramenta indispensável para todas as secretarias de saúde a nível regional. Para o presidente do consórcio, Clécio Halmenschlager, a construção do centro vai permitir o acesso às ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde da população. “É um marco histórico para a saúde em âmbito regional”, destaca.
4 de julho de 2016 – Saúde