Nove candidatos concorrem às cinco vagas para o Conselho Tutelar de Mato Leitão.
A eleição acontece neste domingo, 4 de outubro, na Sala da Pastoral, no Centro da cidade, das 8h às 17h. Os interessados em participar da votação devem trazer consigo o título de eleitor ou documento oficial com foto. Também será disponibilizado transporte gratuito para a população interessada até o local da votação. Cada votante deverá escolher apenas um candidato.
Concorrem as vagas os seguintes candidatos:
Rodnei dos Santos Alves: tem 28 anos, possui ensino médio completo e reside na Rua Zeno Henrique Assmann- Loteamento Costa;
Dioni Cristini Freder: tem 30 anos, está cursando ensino superior e reside na Avenida Alfredo Pilz;
Luciléia Baierle Assmann: tem 36 anos, possui ensino superior completo e reside na Rua Vendelino Heinen, Centro;
Andréa Luisa Uhlmann: tem 36 anos, possui ensino médio completo e reside em Vila Arroio Bonito;
Daniela Fagundes da Silva: tem 29 anos, possui ensino médio completo e reside em Vila Santo Antônio;
Cristiane Wanscher Kirch: tem 28 anos, está cursando ensino superior e reside no Acesso Vinte de Março;
Jelson Luiz Pereira Machado: tem 57 anos, possui ensino superior completo e reside no Loteamento Boa Vista;
Fabiani Inês da Silva: tem 30 anos, possui ensino médio completo e reside na Rua João Germano Hillesheim;
Evandra Elisa Picoli: tem 37 anos, possui ensino médio completo e reside em Vila Santo Antônio.
O que é o Conselho Tutelar?
É um órgão municipal que tem por responsabilidade zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Formado por membros eleitos pela comunidade para mandato de quatro anos o Conselho Tutelar é um órgão permanente (uma vez criado não pode ser extinto).
Qual o papel do Conselheiro Tutelar?
O conselheiro tutelar deve sempre ouvir e entender as situações que lhe são apresentadas por aquele que procura o Conselho Tutelar. Somente após a análise das situações especificas de cada caso é que o conselheiro deve aplicar as medidas necessárias à proteção dos direitos da criança e/ou adolescente. Cabe ressaltar que, assim como o juiz, o conselheiro somente aplica medidas, não as executa. Para que isso seja feito deve buscar os poderes necessários para execução dessas medidas, ou seja, poder público, famílias e sociedade.
Na escolha do Conselheiro Tutelar pela comunidade é indispensável que se busque uma pessoa com um perfil adequado ao desenvolvimento da função, isso que quer dizer alguém com disponibilização para o trabalho e aptidão para a causa pública.
É necessário que o Conselheiro Tutelar seja capaz de manter dialogo com pais ou responsáveis legais, comunidade, poder judiciário e executivo e com as crianças e adolescentes. Para isso é de extrema importância que os eleitos para a função sejam pessoas comunicativas, competentes e com capacidade para mediar conflitos.
Roteiro do transporte gratuito para a votação:
O roteiro iniciará às 8h, pelas seguintes localidades: saída de Linha São João Arroio Bonito vai até Santo Antônio no Mercado Mersal, segue em direção ao canil e sobe até o Loteamento Amizade, sai na RSC 453. Segue pela RSC 453, Vila Kroth e entra para Boa Esperança, passa o União até a Igreja Evangélica, volta pelo acesso até Gerson Alf. Entra no Travessão do Eraldo Costa e vai até o fim. Pega a direita até Mário Weber. Entra a direita passando pelo Nilo Gato até o Centro. Sai do centro e vai em direção a Sampaio, entra no Canto dos Uhlmann vai até o fim da rua e retorna. Segue para Sampaio até a Soessa. Entra para Arroio Bonito até o Silo Secador, dobra à direita e vai até Conservas Janaína, retorna até o Bonitão, segue em direção ao Centro até a Sorveteria Urso Branco. Dobra à direita passando pelo Loteamento Wildner. Entra no Travessão Rodrigues da Silva. Vai até Tamaro Hickmann. Dobra a esquerda passando por Paulo Picolli, poliédricas até o centro.