Nesta semana, mais dois contratos referentes a implantação de biodigestores no município foram enviados. Conforme o chefe local da Emater/Ascar, Claudiomiro de Oliveira, eles são referentes aos produtores Airton Becker e Lúcia Nyland. A ideia de se buscar recursos para a implantação destes equipamentos em propriedades da Cidade das Orquídeas é fruto da viagem técnica para Israel feita pelo ex-secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Gerson Horn, e o coordenador local da Emater/Ascar, Claudiomiro de Oliveira em abril do ano passado.
No total foram elaborados e enviados sete projetos em novembro de 2015, no intuito de beneficiar sete produtores de Mato Leitão. Destes, quatro até o momento já tiveram os contratos enviados e três ainda aguardam.
O recurso para a aquisição dos biodigestores é oriundo da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e serão repassados aos produtores através Emater/Ascar. Cada produtor receberá um kit para instalação de um biodigestor no valor de R$ 10 mil, que será financiado em cinco anos, com juro zero e abatimento de 80% da parcela se o pagamento for realizado em dia.
A expectativa do Poder Público Municipal e da Emater é que os outros três projetos também sejam liberados em breve, uma vez que foram elaborados na mesma data dos quatro cujos contratos foram enviados. Claudiomiro está trabalhando no encaminhamento da documentação necessária para estes dois contratos. Ele ainda explicou que a ideia é aguardar a liberação de todos os projetos para daí fazer a aquisição dos kits e iniciar a construção de todos.
O biodigestor é uma importante tecnologia para os produtores e para o meio ambiente, pois o ele vai acelerar o processo de fermentação dos dejetos, o que diminui a poluição do meio ambiente com gases e evita a acidez do solo.
DEMAIS PROJETOS
Os outros produtores que têm projetos para serem avaliados são: Edelvan Heinen, Roque Stülp e Daniel Stöhr. A expectativa é que os contratos referentes a estes projetos também sejam enviados em breve.