A escola Emef Santo Antônio de Pádua durante todo o dia desta quarta-feira, 21,recebeu diversas atividades através do Projeto AES Sul na Comunidade 0- Educar para Transformar. Com o objetivo de levar a temática da sustentabilidade para dentro das escolas públicas dos municípios da sua área de concessão, a AES Sul realizou diversas atividades com os estudantes do Ensino Fundamental do município vivenciaram as ações educativas promovidas pela empresa distribuidora de energia em dois turnos: manhã e tarde.
O projeto itinerante desenvolvido pela AES Sul visa à formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta. Para isso aposta na educação, por meio da abordagem dos temas energia, água, resíduos e mobilidade e suas aplicações no dia a dia. O terceiro ciclo do AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, lançado no último dia 12, apresenta uma nova estrutura e novas atividades que irão percorrer os 118 municípios da área de abrangência da AES Sul até setembro de 2017.
Serão realizadas 300 ações gratuitas, que se dividem em dois momentos. Os Seminários Regionais – capacitações específicas para educadores – têm como tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis” e contemplam em sua programação oficinas, workshops e uma mesa redonda. Já as Ações são momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e educadores e realizadas em cada um dos municípios. Integram as atividades um grande círculo para a encenação de um espetáculo teatral, além de jogos e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade. Em ambas as ocasiões, são entregues materiais didáticos para fomentar a continuidade dos trabalhos desenvolvidos nas escolas.
Mais de 504 mil pessoas já vivenciaram as ações do AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar nos dois primeiros ciclos, desenvolvidos em 79 cidades, nos períodos de 2012 e 2014/2015.
Sobre a AES Sul
Distribui energia elétrica para cerca de 4 milhões de gaúchos em 118 municípios da região Centro-Oeste do Rio Grande do Sul, onde está presente há 18 anos. Fornece 30,4% da energia consumida no estado, incluindo regiões urbanas e rurais. Para fornecer energia confiável, segura e sustentável para o bem-estar de milhões de pessoas e para o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul, possui uma força de trabalho que se dedica diariamente a fazer sempre melhor e mais rápido. Está atenta às necessidades de seus clientes e demais públicos de relacionamento e tem consciência da importância do foco na sustentabilidade.
Sobre o Programa de Eficiência Energética
Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), desenvolve projetos para combater e evitar desperdícios de energia elétrica junto aos clientes, sejam eles indivíduos ou organizações. Seguindo uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), destina 0,5% da receita líquida anual para essa finalidade. Promove o uso eficiente da energia elétrica por meio da regularização de ligações informais em comunidades de baixa renda – no programa Transformação de Consumidores em Clientes – e de projetos educacionais com foco no consumo consciente, como o AES Sul na Comunidade e o Recicle Mais, Pague Menos.
21 de setembro de 2016 – Educação, Cultura e Desporto