A Emef Santo Antônio de Pádua esteve representada na V Mostra Venancio-airense de Cultura e Inovação do IFSUL (MOVACI), ocorrida nos dias 28, 29 e 30 de setembro, com dois trabalhos de pesquisa científica. Um deles, intitulado “O temido mosquito Aedes Aegypti” foi desenvolvido pelas alunas Dyenifer Camilly da Silva e Ketlin de Oliveira do 9º ano, orientadas pela professora Alexandra Stein. O Outro “A Era das Tecnologias” foi elaborado pelas alunas do 8º ano Diulia Linhar Pedroso e Ana Carolina Bastos Schwartzbach sob orientação da professora Simone Schwendler.

O projeto de pesquisa “A Era das Tecnologias” conquistou o 1º lugar na categoria Linguagens Códigos e suas tecnologias da Mostra. Sua metodologia está baseada no fato de que as tecnologias estão presentes na vida das pessoas e trazem muitos benefícios. Por outro lado, podem ter influência negativa quando usadas de forma incorreta.

Pensando em contribuir para o uso da tecnologia nas escolas e para o progresso individual, as alunas desenvoleveram este trabalho de pesquisa, tendo por objetivos: incentivar as pessoas a usar corretamente a tecnologia; e conhecer as consequências para quem faz seu uso incorreto e sugerir melhorias a partir dos dados coletados.

Elas realziaram uma pesquisa na internet sobre o tema escolhido, verificando os benefícios, os malefícios e a partir disso elaboraram questões para fazer uma amostragem com alunos dos anos finais e alguns professores da Emef Santo Antônio de Pádua. Os questionamentos foram feitos acerca do tempo de uso de computadores, tablets, celulares e jogos eletrônicos; a finalidade do uso; o tempo de convívio com a família e horas de sono. Os dados coletados foram analisados e tabulados em gráficos e tabelas.

Desta forma, as alunas constaram, através da pesquisa, que a maioria dos entrevistados, utiliza a internet para jogos e redes sociais. Em proporção aproximada de três vezes menor, para pesquisa de assuntos de aula ou de interesse. Os dados coincidem com a opinião dos professores que afirmaram que cerca de 70% dos alunos tem dificuldade para uso de computadores para digitação, construção de gráficos, tabelas ou pesquisa na internet. As alunas concluíram que é notável a necessidade de maior conscientização para uso adequado desses meios que podem trazer tantos benefícios à aprendizagem e amplo acesso às informações.

Já o trabalho sobre o mosquito Aedes aegypti foi desenvolvido através de pesquisa e análise sobre a proliferação do mosquito na sociedade em que as alunas estão inseridas, bem como a transmissão de doenças associadas a ele, como a Febre Amarela, Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya.

Neste projeto, buscou-se sumarizar as discussões sobre o mosquito e a transmissão de suas doenças, defendendo a tese de que a proposta de erradicação do Aedes aegypti, passa inicialmente pela conscientização da população e conhecimento sobre o assunto.