A Administração Municipal de Mato Leitão recebeu, através de ofício, comunicado da Secretaria Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), de que o município foi contemplado no projeto de apoio à modernização de centrais de recebimento de produtos da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, realizado entre a SDR e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).
Este projeto tem por objetivo colaborar com os municípios que executam ou apoiam a execução dos programas de compras governamentais da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para fortalecimento de sua capacidade operacional e, assim, ampliar a participação destes agricultores no mercado institucional, contribuindo no apoio à modernização de centrais de recebimento de alimentos.
O projeto consiste na aquisição de equipamentos e posterior doação aos municípios para qualificar suas centrais, de forma a promover condições de logística e de infraestrutura para que estas possam recepcionar, conferir a quantidade e qualidade dos gêneros alimentícios entregues, armazená-los e distribuía-los conforme a demanda.
Mato Leitão é dos municípios do Estado o que apoia e executa tanto o PAA quanto o Pnae, sendo parceiro, de forma intensa, da agricultura familiar. Desta forma, será beneficiado com os seguintes equipamentos: balança mecânica de plataforma, capacidade para 500Kg; câmara frigorífica refrigerada; caminhão com baú refrigerado (veículo com motor a diesel com furgão frigorífico); mesa lisa fixa/bancada; transpallet manual (empilhadeira) com acionamento hidráulico para transporte de pallets; pallets de polietileno; e monoblocos plásticos (caixas plásticas) resistentes, vazados, para hortifrutícolas.
A Secretária da Assistência Social, Habitação e Cidadania, Anelise Neumann, destaca que a vinda destes equipamentos é muito importante para o município, uma vez que eles aumentarão a vida útil dos alimentos adquiridos da agricultura familiar e os produtores, consequentemente, perderão menos.
A prefeita Carmen Goerck salienta que Mato Leitão é um dos únicos municípios de pequeno porte que foi beneficiado por este projeto e que isto se deve ao fato de a Cidade das Orquídeas ter cumprido todas as etapas do processo de seleção. A solicitação para ser beneficiado neste projeto partiu da Secretaria Municipal da Assistência Social, com o apoio do escritório local da Emater/Ascar.
14 de novembro de 2016 – Assistência social, Habitação e Cidadania