Durante audiência pública na manhã de hoje, 18, a secretária de Finanças, Pierrette Griesang Schmidt, apresentou a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2017, na qual está previsto um orçamento de R$ 24.850.000,00.

Na explanação, apresentou os valores que constam no orçamento e especificou os que correspondem a cada segmento público do município e seus respectivos projetos e atividades. Também explicou sobre a origem dos recursos que formam o orçamento, ou seja, se eles são oriundos do Estado, União ou são recursos próprios.

Quando falou sobre o valor previsto no orçamento da saúde e educação, a secretária explicou que, conforme os índices oficiais, são previstos 15% dos recursos para saúde e 25% para a educação. No entanto, no decorrer do ano o índice cresce, pois é necessário se investir mais nestas áreas, então, é necessário que sejam feitas suplementações orçamentárias. Nestas, se pede autorização ao poder Legislativo para se usar dinheiro de determinada rubrica em outra, o que não significa falta de verba, mas sim remanejamento de recursos.

Após a apresentação foram esclarecidas algumas dúvidas levantadas por presentes e foram feitos alguns comentários acerca do assunto. O próximo passo é o encaminhamento da proposta orçamentária para a apreciação dos vereadores.

18 de novembro de 2016 – Finanças