Durante todo o mês de novembro a professora de Artes da Emef Santo Antônio de Pádua, Rozí Johann, desenvolveu com todos os alunos das séries finais da escola, um projeto sobre a cultura afro. Através da releitura da Obra “O Rei Preto de Ouro Preto” de Silvia Orthof, os sétimos anos e o 9º ano, recriaram obras de arte baseados na cultura afro presente na obra. Já os sextos anos, baseados em histórias infantis sobre a cultura africana, produziram desenhos. O 8º ano estudou sobre a capoeira, sua origem, ritmos e movimentos e também a recriaram através da Arte.
Segundo estudos realizados pelos alunos, a capoeira, conforme a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), declarou a roda de capoeira como sendo um patrimônio imaterial da humanidade. De acordo com a organização, a capoeira representa a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão durante os períodos colonial e imperial de nossa história.
A escola parabeniza todas as turmas das séries finais que se engajaram e trabalharam esta temática tão importante para a história e cultura do povo brasileiro, além de difundirem valores como respeito, cidadania e diversidade para com todos.
22 de novembro de 2016 – Educação, Cultura e Desporto