Mato Leitão é um dos raros municípios gaúchos que tomou a iniciativa de fornecer gratuitamente as doses da vacina contra a febre aftosa. A Prefeitura adquiriu 5 mil doses da vacina que serão doadas aos produtores que mantém um rebanho de 4.564 animais conforme o Cadastro do Sistema de Defesa Agropecuária.
A campanha, que segue até o próximo dia 31, tem como objetivo principal manter a sanidade do rebanho gaúcho. A medida de comprar as vacinas foi adotada pela Prefeitura diante da decisão do Estado de não auxiliar os criadores, em virtude da crise financeira. A aquisição das doses foi aprovada no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Câmara de Vereadores na reunião desta semana.
O produtor ficará responsável em providenciar a aplicação das vacinas. Para evitar a falta do produto ou desperdício, uma vez que cada frasco contém 10 doses, os agricultores serão orientados a se organizarem em grupos de dois ou mais, e aplicar a vacina em conjunto, de acordo com o número de animais em cada propriedade.
INSPETORIA
O coordenador da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Venâncio Aires, Antônio Werner, lembra que a não vacinação dos animais gera multa e interdição da propriedade. Em situação mais grave, com localização de foco da doença, os procedimentos envolvem barreiras de trânsito na região e abate de todos os animais em três faixas de distância: 3 km, 10 km e 25 km.