O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) reunido no último dia 8 de maio apreciou e aprovou a proposta de incentivo agrícola beneficiando o produtor Rodrigo Mahle, residente na Vila Sampaio.

O agricultor projeta ampliação na produção de suínos, através de um novo alojamento com capacidade para 450 animais/lote, parceria com a Cooperativa Languiru. O apoio da Prefeitura será na isenção da cobrança de serviços hora-máquina e transporte de materiais. A previsão é de que as obras na nova estrutura sejam concluídas até o final de outubro. A suinocultura é a principal atividade agrícola em Mato Leitão com uma produção estimada de 220 mil animais/ano. A previsão para este ano é de que o setor primário contribua com 43,58% na formação do índice de retorno do ICMS para 2017.

Os conselheiros do Comder, representando entidades e comunidades, se reúnem uma vez por mês para debater ações e projetos voltados especificamente ao setor primário. O secretário da Agricultura e Meio Ambiente João Carlos Machry é o presidente do conselho. O mandato dos integrantes (15 membros titulares), que assumiram em março deste ano, é de dois anos.

Produção de suínos é a principal atividade agrícola
Produção de suínos é a principal atividade agrícola