Está marcada para a próxima terça-feira, dia 30, uma capacitação para profissionais das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar, objetivando a identificação de situações de abuso sexual contra crianças.
O encontro, no Auditório do Colégio Estadual Poncho Verde, é uma promoção do Programa de Prevenção à Violência, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A Psicóloga e Doutora em Psicologia da Ufrgs Martha Giudice Narvaz, de Porto Alegre, repassará orientações e informações sobre o tema a partir das 18h. “A intenção é dar visibilidade ao tema e capacitar as pessoas para identificar situações de abuso e tomar providências necessárias, bem como esboçar estratégias de enfrentamento ao problema”, disse.
Martha Narvaz acredita que os índices de abusos no Rio Grande do Sul ainda são muito altos. A psicóloga destaca que o papel da família é fundamental. “É importante falar sobre sexualidade e prevenir situações abusivas. Há livros especializados neste assunto que auxiliam famílias a falar sobre abuso de forma adequada com crianças”, disse. Outro aspecto é o envolvimento da escola. A profissional defende debates sobre sexualidade para prevenir situações abusivas e capacitação professores para identificar e encaminhar adequadamente o problema.
DATA
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.