Os produtores que integram Condomínio Avícola Mato Leitão realizaram no último dia 29 de maio uma assembleia geral na Câmara de Vereadores, com a coordenação do presidente João Carlos Machry que também ocupa o cargo de secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
Os associados, residentes em Mato Leitão, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul, receberam informações sobre o local onde serão construídos os pavilhões para a terminação de frangos no projeto Avícola da Dália Alimentos. A área de 10,4 hectares na localidade de Sampaio Baixo foi adquirida pela Prefeitura num investimento de R$ 442 mil. A negociação com os irmãos Paulo Roberto e Eloir Pilz foi concretizada pelo prefeito Carlos Alberto Bohn em abril último.
Equipe técnica da Dália, após avaliação preliminar, considerou a área como excelente não sendo necessário muito investimento na preparação do terreno para as obras. A Assessoria Jurídica da Prefeitura está trabalhando na questão de documentos objetivando em breve a doação do terreno ao condomínio.
O projeto Avícola prevê a implantação de nove condomínios em municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari. Cada empreendimento será constituído de oito pavilhões com 2.480 metros quadrados com capacidade para 275 mil aves/lote, sendo 34 mil alojadas em cada pavilhão. O governo Carlos Bohn/Flecha além de garantir a compra da área auxiliará nos serviços de terraplanagem do terreno, acesso, poço artesiano e rede elétrica. O investimento em cada unidade é estimado em cerca de R$ 6 milhões.
CONDOMÍNIO
Fundado no ano passado, o condomínio é presidido por João Carlos Machry, vice-presidente José André Schmitz e tesoureiro Gerson Luís Alf. A maior parte dos associados (15) residem na Cidade das Orquídeas. O técnico agropecuário Vanderlei Michelon da Dália acompanhou a assembleia do condomínio assim como o presidente da Câmara Elton Uhlmann (PMDB) e o secretário de Saúde Arcênio Maldaner, que também o integrante do condomínio.
