Atletas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua conduziram na segunda-feira, 4, o fogo simbólico da Semana da Pátria entre o Centro até a Vila Santo Antônio. A comitiva foi escoltada pela Brigada Militar, tendo ainda acompanhamento do professor Cássio Moraes.

Os alunos com o símbolo da Pátria foram recepcionados na escola com um ato cívico. Estudantes do 5º Ano, com coordenação da professora Solange Dhiel Stülp, fizeram uma apresentação sobre o que estão estudando em sala de aula, a história do Rio Grande do Sul. Através de relatos e de uma paródia criada os alunos mostraram um pouco da história de como iniciou a colonização do RS e as suas principais etnias, demonstrando que ‘aqui começa nossa pátria’.

Ato cívico com alunos
Ato cívico com alunos

FOGO

O fogo simbólico da pátria surgiu em 1937, a partir de um grupo de patriotas no Rio Grande do Sul que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o ‘fogo’, elemento cuja descoberta  deu início a evolução do homem.