Aos poucos as condições de trabalho dos policiais militares que atuam em Mato Leitão estão melhorando. Além de novas armas e equipamentos de segurança o efetivo recebeu um importante reforço com o 1º Sargento Danildo Figueiredo Lima que assumiu o comando do 5º Grupo de Polícia Militar (GPM).
As melhorias e aumento de efetivo foram acertadas em julho último, durante reunião entre o prefeito Carlos Alberto Bohn e oficiais do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo, com sede em Santa Cruz do Sul. O sargento Lima iniciou atividades em Mato Leitão no último dia 5 de setembro.
Natural de Rosário do Sul, o policial atuou por 15 anos no 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Porto Alegre. Entre as inúmeras experiências profissionais destaque para a Força Nacional em estados como Goiás, Acre e Rio de Janeiro. É a primeira experiência do policial num município do interior gaúcho. O sargento afirma que o principal objetivo do trabalho na Cidade das Orquídeas é a prevenção de crimes. “As abordagens de veículos e identificação de pessoas terão continuidade. É desta maneira que poderemos evitar ações criminosas”, destacou.
Lima revelou que está conhecendo o Município, percorrendo comunidades e conversando com as pessoas. Rondas permanentes em escolas, comércio e agências bancárias são outras ações.
VIATURA
Um dos temas da reunião de julho, com a presença de lideranças locais como o presidente da Câmara Elton Uhlmann, secretário de Saúde Arcênio Maldaner e coordenador da Defesa Civil Gilberto Pheifer, ainda não foi resolvido. A BM local está no aguardo de uma nova viatura para auxiliar no policiamento ostensivo.
NA PREFEITURA
Tenente-coronel Valmir José dos Reis, comandante do Comando Regional Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), major Paulo Fernando Soares Nascimento, do 23º Batalhão da Polícia Militar, e capitão Cristiano Marconatto da 3ª Companhia da BM, Venâncio Aires.