O cantor Jessel Adriano de Souza, de Vera Cruz, venceu o 17º Festicanto em Mato, na categoria Profissional. O festival regional de música ocorreu no sábado à noite, 11, no ginásio Tonhão da Vila Santo Antônio, numa promoção do Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Santo Antônio de Pádua e apoio da Prefeitura.
Dez candidatos disputaram a principal categoria que reuniu candidatos de Mato Leitão, Venâncio Aires, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul e Guaíba. Jessel conquistou o primeiro com a música ‘Como Nossos Pais’ (Elis Regina). Marcos Luís Ferreira, de Venâncio Aires, ficou em segundo lugar e Pitera Cabral, Mato Leitão, na terceira posição.
Na categoria Amador, 13 cantores participaram da competição que teve como vencedor o mato-leitoense Joel Júnior Dresch com a música ‘Amar e Amar’ (Amado Batista). A dupla Tiago e Jonas do Nascimento, Venâncio Aires, ficou em segundo lugar e Cíntia da Cruz, também de Venâncio Aires, na terceira posição.
No Infanto-Juvenil, 10 candidatos se apresentaram com destaque para Matheus Moraes de Passo do Sobrado que ficou em primeiro lugar com a música ‘Beijinho Doce’. A dupla Jeson e Jaiso Back, Venâncio Aires, ficou em segundo lugar e Milena Haas Franzen, de Mato Leitão, na terceira posição.
Um bom público acompanhou o evento na Vila Santo Antônio que teve animação da Banda Estilo Musical. Prefeito Carlos Alberto Bohn, Primeira-dama Vera Bohn, vice-prefeito Arly Stöhr, integrantes da APM e diretoria da Escola Santo Antônio de Pádua entregaram a premiação aos vencedores do festival. O presidente da Câmara de Vereadores, Elton Uhlman também marcou presença no evento, juntamente com outros vereadores.
JURADOS
– Ismael Neves (acadêmico do curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria)
– Daniela Silva Vargas (ex-regente da Banda Marcial da Escola Estadual Frei Galvão de Tupanciretã)
– Rodrigo Cardoso da Silva (Licenciatura em Música na Universidade Metodista do Sul de Porto Alegre)
– Valmor José Muller (músico profissional, compositor e interprete gospel)
– Marcelo Fagundes (professor da Escola Violão Mágico)
– Marlene Lang Scherer (professora licenciada em Educação Artística pela Escola Superior de Artes Santa Cecília de Cachoeira do Sul)