No próximo domingo, 26, o Coral Santa Thereza promove mais uma edição do encontro regional na sede da Assoessa, da Vila Sampaio. Sete grupos de quatro municípios da região estão confirmados para o evento que começa às 10h.

O Santa Thereza é integrado por 16 cantores residentes em Mato Leitão, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul. Desde a fundação o grupo mantém como objetivos principais a participação em eventos religiosos e de integração das comunidades. Neste ano, por exemplo, o Santa Thereza prestigiou eventos em Mato Leitão, Venâncio Aires, Santa Clara do Sul, Lajeado e Arroio do Meio.

O atual regente é João Miguel Kroth. Com suas apresentações o coral leva alegria e descontração para as comunidades vizinhas e de outros municípios. O grupo participa com frequência de encontros de corais pela região e também em festas de empresas e comunitárias, além de atos religiosos.

Para o encontro deste ano estão confirmados os grupos São Francisco e Vozes do Coração (Nova Santa Clara) de Santa Clara do Sul, Intercomunitário (São Bento) e Olarias de Lajeado, São Martinho (Vila Palanque) de Venâncio Aires e Santa Inês e da Terceira Idade de Mato Leitão. A programação começa às 10h com recepção; apresentações dos grupos às 10h30min; almoço ao meio-dia e reunião dançante e integração na parte da tarde.

HISTÓRIA

O Coral Santa Thereza, de Sampaio, iniciou suas atividades em 1910. Seu grande incentivador foi Marcelo Heisler, primeiro regente. Em 1937 assumiu a regência o professor Zeno Henrique Assmann, mantendo o trabalho até 1997, cessando com sua morte. Assmann foi incansável durante 60 anos à frente do coral. Além de dirigir, ele ainda tinha a capacidade de tocar as quatro vozes no harmônio, tradicional instrumento da época. Com o falecimento do regente o coral ficou desativado por quase dois anos. Em 1999, o casal Zeno e Guisela Kroth apresentaram o filho João Miguel Kroth (bisneto de Marcelo) para assumir a regência.