O prazo para vacinar os animais contra a febre aftosa vai até a próxima quinta-feira, 30 de novembro. Trata-se da segunda etapa da campanha onde deverão ser imunizados bovinos na faixa etária entre zero e 24 meses. A expectativa é de imunizar mais de 2,1 mil animais em Mato Leitão.
A vacinação é obrigatória com o objetivo de proteger o rebanho gaúcho contra a doença, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais. O agricultor deverá comprar as doses e apresentar a nota fiscal na Secretaria Municipal da Agricultura. A dose a ser aplicada é de 5 ml (independente do peso e idade) sendo que a conservação deve ser feita em temperatura de 2°C a 8°C (não congelar). Após a aquisição, o produtor terá o prazo de cinco dias para aplicação do produto no rebanho. Quem não comprovar a vacinação terá sanções, conforme determinação de decreto estadual. Uma delas é a possibilidade de interdição da propriedade até regularização.
BRUCELOSE
O controle da brucelose terá uma nova campanha em dezembro. A Prefeitura vai contratar médico veterinário para executar o serviço nas propriedades. Os produtores deverão se inscrever na Secretaria da Agricultura para elaboração de roteiro de atendimento. Na campanha da brucelose precisam ser imunizadas fêmeas com idade entre 3 e 8 meses.

ISENÇÃO
Solicitação de isenção do IPTU para produtores rurais com área no perímetro urbano até 30 de novembro. Pedidos na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Proprietários com Área de Preservação Permanente (AAP) também podem solicitar exclusão desta metragem, devidamente documentada.