Até o dia 15 de dezembro estão abertas inscrições para alunos interessados em frequentar a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). Mato Leitão está incluído no grupo de dez municípios aptos a participar do projeto. Informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Agricultura.
A escola oferece um ambiente educativo diferenciado buscando o desenvolvimento regional, sustentável e solidário. O trabalho é desenvolvido nas sessões ‘escolar’ (Seminário São João Batista, Unisc e área de 17,5 hectares junto à Granja Municipal de Santa Cruz) e ‘familiar’ (semana que os jovens ficam em casa). Ao final de três anos e meio de estudo, o aluno recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio, bem como a habilitação para atuar como técnico agrícola.
Além de Mato Leitão, podem participar alunos de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Boqueirão do Leão, Sinimbu, Rio Pardo, Passo do Sobrado, General Câmara e Vale Verde.
INSCRIÇÃO
– histórico escolar de conclusão do Ensino Fundamental ou atestado de frequência 9º Ano (original)
– certidão de nascimento, Carteira de Identidade ou CPF
– foto 3 x 4 (atualizada)
– comprovante de residência (DAP- Declaração de Aptidão de Produtor ou Bloco de Produtor)
CRITÉRIOS
– ter concluído os estudos do Ensino Fundamental
– ser filho de agricultor familiar (com ou sem propriedade)
– residir no meio rural
HISTÓRIA
A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul foi fundada em 1º de março de 2009, resultado de um esforço regional promovido pela Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (AGEFA).