A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) executará no próximo ano 158 projetos autorizados pela Consulta Popular 2017/2018, por meio de convênios com municípios e financiamentos via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Mato Leitão receberá R$ 46.104,00.

A aplicação da verba será no programa Fomento ao Desenvolvimento Rural Sustentável -agroindústria familiar equipamentos-. O prazo final para encaminhamento dos planos de trabalho e documentação relativas às demandas votadas pelos eleitores é 15 de janeiro. A elaboração do projeto está a cargo da Secretaria Municipal da Agricultura e Emater com possibilidades para aquisição de geração de energia para atender propriedades em situações climáticas graves.

No Estado, serão mais de R$ 9,4 milhões aplicados em diferentes projetos produtivos para a agricultura familiar, englobando desde a aquisição de insumos e equipamentos até a estruturação de feiras de produtores rurais nos municípios.

CONSULTA

Na votação deste ano, em agosto, Mato Leitão obteve o segundo maior percentual no Corede Vale do Rio Pardo. Foram 1.271 votos, índice de 35,73% do número total de 3.557 eleitores