Mato Leitão atingiu a grande maioria das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação que entrou em vigência há dois anos. A avaliação do trabalho ocorreu durante conferência no último dia 23 de novembro, na Seubv. Das 20 metas, 17 estão cumpridas com destaque para educação infantil, turno integral e ensino fundamental.

O plano municipal contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo. Três metas ainda não foram alcançadas: universalizar o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos; alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental; e elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos.

Todas as metas previstas no plano municipal passaram por ampla avaliação na conferência, através de uma etapa prática em grupos de trabalho. A professora Janine da Costa, presidente do Fórum Municipal de Educação, confirmou que um relatório será remetido ao Ministério da Educação.

Professora Janine da Costa
Professora Janine da Costa

ALCANÇADAS

Ampliar oferta de educação infantil; garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam o ensino fundamental na idade recomendada; acesso à educação básica para crianças com deficiência; fomentar a qualidade da educação básica em toda as etapas; elevar a taxa de alfabetização; triplicar matrículas da educação profissional; elevar a taxa de matrícula na educação superior.

META

Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% doas alunos da educação básica.