A Secretaria Municipal de Saúde deu início na semana passada a um trabalho específico de controle das baratas domésticas, transmissores de várias doenças. Equipe de empresa contratada percorreu o perímetro urbano aplicando produtos nas vias públicas, principalmente nas bocas de lobo.
Essa é a primeira etapa do trabalho que terá continuidade em janeiro. “Estamos atendendo uma antiga reivindicação da comunidade. O controle das baratas terá novas etapas no próximo ano”, disse o secretário Arcênio Maldaner. As baratas são sinônimo de sujeira, correndo por todos os lados e contaminando tudo o que tocam. Trata-se de uma questão de saúde pública.
A equipe aplicou o produto nas entradas das bocas de lobo no início da noite para aproveitar a pouca movimentação de pessoas e veículos nas ruas. Outra campanha da Secretaria de Saúde envolve o combate ao mosquito borrachudo através da aplicação do BTI (biolarvicida) nos arroios e córregos de água. Esse trabalho ocorre a cada 15 dias em vários pontos do município. O larvicida não faz mal à saúde das pessoas, peixes e de outros animais.