O prefeito Carlos Alberto Bohn assinou no dia 13, em Porto Alegre, adesão ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS) que visa combater a criminalidade e a violência no Rio Grande do Sul. A cooperação envolve troca de informações, sistemas e estruturas tecnológicas.

O ato de assinatura, no Palácio Piratini, contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. O sistema, lançado em abril deste ano, é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e reúne órgãos estaduais, municipais, federais e entidades da sociedade civil organizada. A adesão é feita de acordo com a estrutura disponível, sem necessidade de criar novos órgãos que onerem os cofres públicos.

Solenidade do Palácio Piratini
Solenidade do Palácio Piratini

Para Mato Leitão, o sistema será adotado na implantação das câmeras de segurança em pontos estratégicos do perímetro urbano. As imagens captadas pelos equipamentos poderão ser acompanhadas pelos órgãos de segurança da região e Estado, através do cercamento eletrônico.

 EIXOS

Cinco eixos norteiam o sistema: tecnologia; informação e inteligência; operações; prevenção primária; sistema penitenciário e ressocialização. Cada eixo conta com uma série de ações, determinadas de acordo com a realidade de cada município.

 BM

Em Porto Alegre, o prefeito manteve também contato com o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago. Bohn tratou da possibilidade de conseguir mais uma viatura para a Brigada Militar.