O prefeito Carlos Alberto Bohn recebeu da equipe do Escritório Municipal da Emater o relatório de atividades desenvolvidas em 2017. O encontro com o Técnico Agrícola Claudiomiro da Silva de Oliveira e Técnico em Pecuária Rudinei Pinheiro Medeiros ocorreu na sede da Prefeitura, no final de dezembro.
O relatório de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) informa que 472 famílias do município receberam alguma prestação de serviços. Os profissionais desenvolveram atividades relacionadas com crédito fundiário, assessoramento a gestão rural, crédito rural, promoção da saúde, mecanização, organização rural, secagem e armazenagem, saneamento básico, agroindústrias.
Em Mato Leitão, o trabalho da Emater envolve culturas de laranja, mandioca, milho, soja, suinocultura, tomate, trigo, erva-mate, produção de leite, entre outros. A equipe mantém parceria com as secretarias da Agricultura, Obras, Educação, Assistência Social, Saúde e Meio Ambiente, Sindicato Rural de Venâncio Aires, Sindicato do Trabalhadores Rurais (STR), Grupo dos Produtores de Leite, Grupo de Produtores da Alimentação Escolar, Clubes de Mães e associações como Aspromale, Ademat e Apsat.
DESTAQUE
A produção de leite e suínos estão entre as principais atividades do setor primário. Na bovinocultura são 70 produtores, produção anual de 7 milhões de litros e 1.100 animais. Na suinocultura, 100 agricultores com produção de 130 mil cabeças. Outro destaque é o plantio de milho (357 produtores) com 1.500 hectares, sendo 900 hectares destinados para silagem.
CRESCE
Em 10 anos a população total aumentou 20%, com maior concentração na área urbana (27,5%). O que caracteriza este crescimento é a oportunidade de geração de empregos com concentração na área urbana, tanto na indústria como comércio.
MUNICÍPIO
– área: 46,91 km²
– comunidades: 13
– população (IBGE): rural 2.244 pessoas e urbana 1.621
– agricultores familiares: 789