No quarto mês de trabalho, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já coletaram dados em 285 propriedades rurais de Mato Leitão, no 10º Censo Agropecuário. A aplicação dos questionários termina no próximo dia 28 de fevereiro.

Para Mato Leitão a previsão é de que o trabalho seja desenvolvido em 425 estabelecimentos. A pesquisa com o objetivo de identificar e conhecer as características das propriedades rurais teve início em outubro do ano passado. Até o momento o trabalho atingiu o índice de 67% da meta prevista.

A coleta de dados é inteiramente digital sendo que as informações são sigilosas. Os recenseadores estão devidamente uniformizados, portando crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) para desenvolver a entrevista com os agricultores. Mato Leitão integra o Posto de Coleta IBGE Venâncio Aires juntamente com Passo do Sobrado. As entrevistas estão a cargo dos recenseadores Igor Reiter e Carmen Regina Schwendler Reis.

 DADOS

– MATO LEITÃO: 285 estabelecimentos visitados (67,1%) 

ÚLTIMAS SEMANAS

O Agente Censitário Municipal do Posto de Coleta do IBGE Venâncio Aires, Murilo Neumann estima que o trabalho de campo em Mato Leitão seja concluído na segunda metade de fevereiro.

“O Censo está na reta final, com mais da metade dos setores recenseados. Ainda há coleta para fazer e a equipe de supervisão continua revisando todos os questionários para garantir a qualidade de todas as informações”, disse. Murilo explica que após a etapa de entrevistas, terá continuidade o trabalho de supervisão dos questionários e confirmação de dados pela equipe de supervisão.
Murilo destaca que a receptividade está boa e são raríssimos os casos em que há recusa do proprietário de terras. “O agricultor parece entender a importância da pesquisa e recebe muito bem os nossos recenseadores”, concluiu.

Questionário é mantido em sigilo
Questionário é mantido em sigilo