No final deste mês o sinal analógico dos televisores será desligado em vários municípios da região, incluindo Mato Leitão. Toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo sinal analógico deixará de ser exibida.

As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único podem receber gratuitamente um kit de equipamentos composto por antena digital e conversor com controle remoto. A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que 256 famílias podem ser beneficiadas.

O kit gratuito é composto por uma antena UHF e um conversor, que precisam ser instalados para que o aparelho de televisão antigo possa exibir a programação de TV transmitida pelo sinal digital. Para saber se a família tem direito a um kit gratuito, basta dirigir-se ao Centro de Referência de Assitência Social (Cras).

Com o equipamento as famílias poderão continuar assistindo TV em seus aparelhos antigos após o desligamento do sinal analógico. Até dezembro de 2018, mais de 1,3 mil cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema.

 SINAL

O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV Digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Outro motivo é a venda feita pelo governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país. O prazo de desligamento foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).