O Encontro Regional Ampliado do Programa Mais Médicos foi realizado no último dia 21 de fevereiro no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado. Mato Leitão esteve representado pela médica Keytia Martin Amiot que chegou ao município no segundo semestre do ano passado.
O encontro teve o propósito de integrar médicos, tutores e supervisores, além de avaliar o projeto, princípios e a reorganização do programa. São cerca de 50 profissionais na região, distribuídos entre cubanos e brasileiros. No Brasil, em torno de 18 mil médicos participam do Mais Médicos.
Participaram o representante do Ministério da Saúde e da Universidade Federal da Fronteira Sul Renato Minozzom, a assessora da Organização Pan-Americana da Saúde Zeidys Pi Pareta, a tutora acadêmica Alessandra Charney, os supervisores do programa Karen Carranza, Marcos Tiaraju Correa da Silva, Ronald Wolff e Joel Lindenbaum, e o Secretário da Saúde de Lajeado, Tovar Grandi Musskopf.
Marcos Tiaraju destacou a importância do trabalho dos médicos. “O programa trabalha com a atenção básica. Nosso objetivo é promover a saúde pública por meio de diagnóstico precoce, reabilitação, visitas domiciliares e trabalho nas comunidades”, disse.