A etapa de coleta das informações nas propriedades rurais de Mato leitão, para o Censo Agropecuário 2017, foi concluída no prazo previamente estipulado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O trabalho foi coordenado pelo Posto de Coleta de Venâncio Aires.

O Agente Censitário Municipal, Murilo Neumann, informa que a pesquisa está encerrada, salvo exceções em que se faz necessário ir à campo coletar algum estabelecimento não identificado anteriormente ou para realização de correções. “Alguns produtores podem ainda ser contatados pela equipe de supervisão ou por alguns recenseadores que continuam ligados ao Censo nessa fase de supervisão e recobertura dos setores”, explica. A estimativa é para 425 estabelecimentos rurais em Mato Leitão.

Neumann adianta que a pesquisa foi de ótima qualidade, respeitando os padrões que o IBGE aplica em todo o Brasil. “Acreditamos que as coletas realizadas irão retratar a realidade do setor rural de forma fiel”, disse. A equipe do IBGE atua agora na avaliação final dos questionários respondidos pelos agricultores.

TRANQUILO

“Em Mato Leitão tudo ocorreu de maneira tranquila. Os recenseadores tiveram ótima receptividade dos produtores, que, por sua vez, entenderam a importância de fornecer os dados”, destacou Neumann.

CENSO

A coleta de dados teve início em outubro do ano passado. Os recenseadores coletaram dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, entre outros. A última pesquisa do tipo ocorreu em 2006.