A Secretaria Municipal da Agricultura alerta produtores para a vacinação de bovinos na primeira etapa da campanha contra a febre aftosa. O prazo final é a próxima quarta-feira, 30 de maio.
Para auxiliar os agricultores, a Prefeitura adquiriu 5 mil doses que estão sendo distribuídas gratuitamente, sendo que a retirada das doses ocorre diariamente na Secretaria da Agricultura. O Departamento de Defesa Agropecuária estima que em Mato Leitão deverão ser imunizados 4,5 mil animais.
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação. A vacinação é obrigatória para todos os bovinos e búfalos com o objetivo de proteger o rebanho. Em novembro ocorrerá a segunda etapa da vacinação, para animais com menos de 2 anos.
A campanha deste ano, no Rio Grande do Sul, adotou o tema ‘mantenha o seu rebanho protegido e livre da aftosa. Vacine! As autoridades alertam que não haverá prorrogação no prazo de vacinação que termina na próxima semana.
SOLO
A entrega das mostras para análise de solo termina também na quarta-feira, 30. O agricultor precisa apresentar comprovante de posse da terra (escritura ou contrato). Últimos dias para encomendas de sementes no programa Troca-Troca. Informações na Secretaria da Agricultura.