A Cidade das Orquídeas está em quarto lugar no RS e na posição 45º no ranking nacional com maior desenvolvimento municipal. A pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) avaliou as 5.471 cidades do Brasil. O melhor índice do Município é na área da educação com 0.97.
O prefeito Carlos Alberto Bohn avaliou o resultado durante entrevista na Rádio Venâncio Aires. “Essa posição é resultado do trabalho de muitos anos. Evolução construída desde a emancipação”, destacou. O estudo está baseado nas áreas de Emprego e Renda, Educação e Saúde, realizado a partir de dados públicos e estatísticas oficiais.
Bohn lembra que na Educação, por exemplo, todo o trabalho é público. “Não temos escola comunitária ou particular em Mato Leitão. Tudo passa pela Prefeitura. O atendimento começa a partir dos 6 meses de idade”, disse. Frequência escolar, encontros de capacitação, hora-atividade dos professores, condições de trabalho, remuneração e ainda empenho dos profissionais são outros aspectos positivos.
ÍNDICES
– geral: 0.8587
– educação: 0.97
– saúde: 0.94
– emprego e renda: 0.66
SAIBA MAIS
O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento do município.
AÇÕES NA SAÚDE (2017)
– contratação de profissionais (pediatra, fisioterapeuta, enfermeiras)
– ampliação UBS Central (almoxarifado, secretaria e acolhimento)
– contratação cirurgias eletivas e serviços médicos (terceirizados)
– Agentes Comunitárias de Saúde: mais de 15 mil visitadas das duas equipes
– farmácia: mais de 140 remédios: mais de 25 mil pessoas atendidas
– exames: mais de 22 mil em 2017
– transporte: 943 pessoas foram transportadas para instituições de saúde em Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Candelária, Cachoeira do Sul, Faxinal do Soturno, Lajeado, Rio Pardo
AÇÕES NA EDUCAÇÃO
– matrículas: 585 alunos na Escola Vó Olga, Emef Ireno Bohn e Emef Santo Antônio
– ampliação de vagas na educação infantil e novas turmas no fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
– ações integradas entre as redes municipal e estadual
– transporte escolar: R$ 195 mil de investimento da Prefeitura
