Nesta sexta-feira, 16 , aconteceu importante reunião de secretários, no Gabinete.
Um dos principais assuntos foi avaliação do atendimento dado à população. O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Sergio Machado da Silva, fez um relato das ações emergenciais, onde foram atendidos na integralidade todas as solicitações de socorro, já nas 24 h do acontecido com distribuição de mais de 9 mil m² de lona. Mais de cem residências foram fortemente atingidas com estragos no telhado causados pelo granizo, sendo que destas 62 receberam lonas da Administração Municipal. Muitas famílias receberam apoio, inclusive, na colocação por parte da equipe da Secretaria de Obras, coordenada pelo Secretário Adriano Fagundes.
Após as providências iniciais, a Secretária da Assistência Social, Anelise Neumann, relatou que foi realizado todo o levantamento in loco das residências atingidas, acontecendo neste primeiro momento o enquadramento legal para disponibilizar parte dos brasilits quebrados. “O montante de telhas quebradas é significativa”, destacou Anelise. “As famílias estão sendo orientadas, e acompanhadas por técnicos específicos”, finaliza.
A Prefeita Carmen Goerck assinou decreto nº 3.645 de 8 de outubro de 2015 no qual decretou situação de emergência e agora computa os prejuízos causados pela precipitação de granizo que ocorreu no dia 8 de outubro e as fortes chuvas nos dias seguintes. Além das residências atingidas, há relatos de danos em galpões e outras edificações, além de danos na Prefeitura Municipal, onde o telhado precário não deu conta e houve infiltração em praticamente todas as salas, no prédio da EMEI Vó Olga e na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila Santo Antônio também ocorreram infiltrações.
Nas estradas, estimam-se perdas de mais de cem cargas de material bruto, com necessidade de muitas horas de máquina para recuperação das mesmas, acessos a propriedades, limpeza de valetas e bueiros. A agricultura foi fortemente atingida estimando-se prejuízo próximo a meio milhão de reais. Ainda persistem problemas pontuais com falta de energia, especialmente em Vila Sampaio e Canto dos Dresch.