A atualização do número de animais de todas as espécies nas propriedades rurais começa no próximo dia 1º de junho e segue até 30 de outubro na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
A declaração anual obrigatória é uma importante medida de vigilância e defesa sanitária. O município tem 789 produtores rurais e 680 famílias vinculadas ao setor primário. A suinocultura é o grande destaque na produção agrícola com 46% do Valor Bruto da Produção Agropecuária, dados de 2020.
O técnico agrícola Cristiano Silveira, da Inspetoria Veterinária de Venâncio Aires, orienta que a atualização do número de animais deve ser constante (envolve nascimento, mortalidade e venda). “Precisamos evitar animais sem documentação nas propriedades. Os dados podem ser atualizados a qualquer momento e não precisa esperar esse período que inicia em junho. O cadastro envolve todas as espécies de animais”, destaca. A Inspetoria Veterinária de Venâncio Aires atende Mato Leitão, Passo do Sobrado e ainda Vale Verde.
Regularmente, através de sorteio, os técnicos da Inspetoria Sanitária visitam propriedades nos quatro municípios para verificar dados e situação sanitária com o objetivo de evitar potenciais riscos e ameaças ao rebanho (febre aftosa e peste suína clássica). Na semana passada o Silveira esteve na propriedade de Tamaro Hickmann, em Santo Antônio que atua preferencialmente com suinocultura.