O evento aconteceu no dia 24 de outubro em Arroio do Meio no Ginásio PA- Rural e contou com palestras e oficinas práticas.
O secretário da agricultura de Mato Leitão, Gerson Horn, o servidor da Emater/Ascar, Rudinei Pinheiro Medeiros e o agricultor do município Vitor Hugo Jaeger participaram no último sábado, 24 de outubro, do VII Encontro Regional de Meliponicultura, que aconteceu no ginásio PA-Rural em Arroio do Meio.
O evento contou com palestras técnicas e Oficinas práticas. A manhã foi destinada às palestras e a tarde a realização das oficinas práticas. O evento foi uma promoção da Associação dos Meliponicultores do Vale do Taquari (AMEVAT) e Prefeitura Municipal de Arroio do Meio.
O secretário da agricultura, Gerson Horn, destaca que a maioria dos agricultores usam a criação de abelhas sem ferrão chamadas de abelhas mirins como hobby, mas já existem agricultores que usam a meliponicultura para uma renda complementar para a família.
Meliponicultura:
Meliponicultura é a criação racional de abelhas sem ferrão (Meliponíos), especialmente dos gêneros melipona e trigona. A meliponicultura apresenta importância econômica, ambiental e social dentro de diversos nichos e regiões onde ocorrem as abelhas, pois não necessitam de cuidados intensivos e nem investimento elevado na construção de um meliponário. A atividade, inclusive, pode ser desenvolvida por meliponicultores de todas as idades, como crianças e idosos. Além disso, podem ser criadas em áreas residenciais, já que as espécies não apresentam riscos de acidentes.