Sete produtores foram beneficiados com biodigestores através de recursos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) destinado a Emater/Ascar.
Cada produtor receberá um kit para instalação de um biodigestor no valor de R$ 10.000,00, que será financiado em oito anos, com juro zero e abatimento de 80% da parcela se o pagamento for realizado em dia. Desta forma, o custo final do biodigestor para o produtor será de R$ 2.000,00.
Na tarde da segunda-feira, 23 de novembro, aconteceu uma reunião na Secretaria da Agricultura, onde a Prefeita Carmen Goerck, o Secretário da Agricultura Gerson Horn, o Coordenador da Emater/Ascar Claudiomiro de Oliveira e os produtores beneficiados estiveram reunidos para discutir alguns detalhes relacionados a instalação dos biodigestores. A documentação necessária já foi encaminhada.
Gerson destaca que a ideia da implantação dos biodigestores veio desde a viagem para Israel que ele e Claudiomiro participaram. “Desde lá começamos a procurar empresas na busca de orçamentos e também vínhamos tentando ser beneficiados com algum projeto como esse o que ajudaria muito nossos produtores”, relata. Claudiomiro também destaca que esta é uma tecnologia muito importante para os produtores e para o meio ambiente, pois o biodigestor vai acelerar o processo de fermentação dos dejetos, o que diminui a poluição do meio ambiente com gases e evita a acidez do solo.
Produtores contemplados
João Machry, Cesar Heisler, Edelvan Heinen, Moisés Heisler, Lúcia Nyland, Daniel Stöhr e Vilson Becker.