Na última semana o presidente a Associação dos Idosos de Mato Leitão (Assima), Elemar Weber, protocolou junto a Prefeitura Municipal projeto para a criação de um centro de convivência para o idoso no município de Mato Leitão. A ideia é criar este Centro Dia de Atendimento a Idoso vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que possui o Programa de Proteção Integral à Família (PAIF), bem como serviços de Conveniência e Fortalecimento de Vínculos.

Esta medida foi projetada, tendo em vista que o município de Mato Leitão está inserido num contexto onde é necessário se preocupar cada vez mais com a população idosa, sendo o percentual desta faixa etária elevada no local. O projeto parte da preocupação com a realidade do município em acolher os idosos num ambiente onde ele possa receber atenção relacionada à saúde, Cultura, convivência e lazer. Assim, o Centro de Convivência serviria de local para os idosos permanecerem por tempo integral, tendo um local para lazer entre outras atividades, coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania.

Este Centro se destinaria a anteder idosos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, que se encontraram em situação de vulnerabilidade ou risco social. Algumas condições para a inserção do usuário foram criadas no projeto, uma delas é que para o idoso poder frequentar o local é necessário que os familiares dele estejam trabalhando e/ou estudando, não tendo, nenhuma possibilidade de oferecer os cuidados necessários ao idoso. Além disso, para inserir o usuário no serviço, a renda mensal per capta familiar deverá ser igual ou inferior a meio salário mínimo e o estar residindo no município a, pelo menos, seis meses.

Objetiva-se com a criação deste Centro a prevenção de situações de risco pessoal e social ao idoso, evitar o isolamento social dele, reduzir acidentes domésticos, fortalecer vínculos familiares através de orientação à família sobre os cuidados básicos necessários ao idoso e incentivar e promover a participação da família e da comunidade na atenção ao idoso.

Como funcionará?

O projeto prevê que inicialmente o serviço seja ofertado a dez idosos, que serão atendidos diariamente, de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 7h30min às 17h. O transporte de cada um deles ficará a cargo da família. O Centro funcionará com uma equipe técnica de profissionais, responsável pela organização e planejamento do serviço e uma equipe operacional, que cuidará da manutenção e funcionamento do equipamento. Será oferecido para os idosos alimentação no local.

A Administração Municipal se colocou favorável à implantação deste Centro, que funcionará de forma público-privada, em parceria com a Assima. Neste primeiro momento o Executivo procura por um prédio que possa ser alugado e que ofereça as condições necessárias para a instalação deste projeto.

11 de março de 2016- Assistência Social, Habitação e Cidadania