Na última semana Mato Leitão, assim como outros municípios do Estado foi atingido por chuva de granizo em dois dias. A agricultura Sirlene Nyeland foi umas das pessoas prejudicadas por estas precipitações.
Segundo ela, na quinta-feira, 14, durante a chuva de granizo uma das suas estufas de produção dos hortifrutigranjeiros que comercializa foi atingida e teve o teto totalmente danificado, num prejuízo estimado em cerca de R$ 5 mil, além dos danos nas plantas.
Sirlene compõe o grupo de produtores pertencentes à Agricultura Familiar da Cidade das Orquídeas, fornecendo produtos hortifrutigranjeiros para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Lajeado. Além disso, a agricultura comercializa estes produtos para os moradores de Mato Leitão.
Sirlene está em fase de ampliação da sua plantação. Ela pretende construir duas novas estufas para aumentar a sua produção. Além da plantação a céu aberto, a agricultura trabalha com estufas para, desta forma, ter produtos na entressafra, uma vez que ela os fornece para a merenda escolar e precisa tê-los durante ano inteiro.
19 de julho de 2016 – Agricultura e Meio Ambiente