A primeira etapa da campanha contra a febre aftosa em bovinos termina na próxima quarta-feira, dia 31. Mato Leitão, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, está distribuindo gratuitamente doses da vacina objetivando a imunização de 4,5 mil animais.
O secretário João Carlos Machry chama a atenção para que os produtores não percam o prazo. A retirada das doses, por enquanto, é considerada abaixo do esperado com apenas 50% do número total. Diante do apoio da Prefeitura, que disponibiliza as doses (5 mil no total), cabe ao agricultor realizar a aplicação nos animais.
Para evitar a falta do produto ou desperdício, uma vez que cada frasco contém 10 doses, os agricultores serão orientados a se organizarem em grupos de dois ou mais, e aplicar a vacina em conjunto, de acordo com o número de animais em cada propriedade. Para a retirada, na secretaria da Agricultura, é preciso apresentar isopor com gelo e ainda preencher um formulário que comprovará o recebimento do material.
VETERINÁRIO
A Câmara de Vereadores autorizou a contratação de médico veterinário pelo período de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período. A contratação se faz necessária tendo em vista a alta demanda de aplicação de vacinas de brucelose, no qual o Município é responsável, de acordo com lei municipal que institui o Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina.
SEMENTES
Termina na segunda-feira, 29, às 16h, o prazo de inscrição no Programa Troca-Troca de Sementes. Para participar o produtor precisa estar em dia com a Prefeitura.