Durante a Mostra Municipal Pedagógica que aconteceu no último sábado, 5, alunas do 8º ano da Emef Santo Antônio de Pádua expuseram um projeto relacionado ao Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Ele foi desenvolvido em sala de aula sob a coordenação da professora de matemática, Fabíola Griesang, tendo em vista o projeto de Educação Fiscal, desenvolvido no município de Mato Leitão.
Entre as informações apresentadas estavam dados apurados durante pesquisa realizada pela turma, na qual se fez um levantamento por cada aluno em sua residência sobre quantidade de pessoas que tinham CPF e quantos destes estavam cadastrados no Programa Nota Fiscal Gaúcha. O estudo apontou que 65 pessoas tinham CPF, mas apenas 12 estavam cadastradas no programa, o que corresponde a 18% do total. Neste sentido, a turma constatou que a maioria destas pessoas tinham CPF, mas não sabiam que poderiam estar cadastrados. Outro motivo foi que muitos nem sabiam da existência deste programa, e também tem o acesso à internet, que ainda é limitado em algumas famílias.
Além destas informações, durante a explanação, as alunas que representaram a turma na Mostra, explicaram para as pessoas que passavam pela banca como funcionava o programa e passaram instruções de como se cadastrar e dos benefícios oferecidos a todos os cadastrados e, também, as entidades que cada contribuinte escolhe no momento de seu cadastro.
O QUE É O NFG?
O Nota Fiscal Gaúcha é um programa que, por meio da distribuição de prêmios, visa incentivar os cidadãos e cidadãs a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. Através do Programa, os cidadãos concorrem a prêmios de até R$ 1 milhão (um milhão de reais), as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e a sociedade gaúcha.
Para se cadastrar o cidadão pode acessar este link https://nfg.sefaz.rs.gov.br/Cadastro/CadastroNfg_1.aspx e preencher com os dados que são solicitados. A partir daí para concorrer aos prêmios e auxiliar as entidades escolhidas na hora do cadastro o consumidor deve sempre exigir seu CPF nas notas fiscais durante suas compras.
11 de novembro de 2016 – Educação, Cultura e Desporto e Finanças