Acompanhar situações reais de produção em propriedades rurais. Com esse objetivo 27 universitários do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) visitaram Mato Leitão nesta semana. A aula prática, na última segunda-feira, 13, foi acompanhada pelo professor Harold Ospima Patino.

Com acompanhamento dos técnicos da Emater local, Claudiomiro da Silva de Oliveira e Rudinei Pinheiro Medeiros, os estudantes estiveram em seis propriedades diferentes nas localidades de Arroio Bonito, Boa Esperança Alta e Linha Conceição. O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Machry, também prestigiou parte do roteiro pelo município.

“É uma aula prática. A turma teve oportunidade de acompanhar de perto a realidade de várias propriedades em diferentes produções”, disse o professor. No grupo estava Isabela Sandri, residente em Porto Alegre. Ela considerou a experiência positiva. “A prática é importante no nosso curso. Pudemos conhecer as dificuldades e maneiras diferentes de trabalho de cada família. Legal também essa oportunidade de conhecer de perto várias produções”, disse. A comitiva visitou também a Cabanha Chanfro Negro, nas margens da RSC-453 na São José de Linha Travessa (Venâncio Aires) que trabalha com ovinos.

Em cada propriedade alunos receberam explicações
Em cada propriedade alunos receberam explicações

SAIBA MAIS

Propriedades visitadas em Mato Leitão: Joenir Wildner com criação de coelhos; Erni Wagner na criação de galinhas poedeiras; Evandoir Heinen com gado leiteiro; Piscicultura Águas do Vale; André Schorr na produção de leite; Cabanha Chanfro Negro (Venâncio Aires) na produção de ovinos