Mato Leitão atingiu a grande maioria das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação que entrou em vigência há dois anos. A avaliação do trabalho ocorreu durante conferência no último dia 23 de novembro, na Seubv. Das 20 metas, 17 estão cumpridas com destaque para educação infantil, turno integral e ensino fundamental.
O plano municipal contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo. Três metas ainda não foram alcançadas: universalizar o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos; alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental; e elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos.
Todas as metas previstas no plano municipal passaram por ampla avaliação na conferência, através de uma etapa prática em grupos de trabalho. A professora Janine da Costa, presidente do Fórum Municipal de Educação, confirmou que um relatório será remetido ao Ministério da Educação.
ALCANÇADAS
Ampliar oferta de educação infantil; garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam o ensino fundamental na idade recomendada; acesso à educação básica para crianças com deficiência; fomentar a qualidade da educação básica em toda as etapas; elevar a taxa de alfabetização; triplicar matrículas da educação profissional; elevar a taxa de matrícula na educação superior.
META
Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% doas alunos da educação básica.