Responsável pelo Comando local da Brigada Militar avalia como positiva a troca de comando 

Desde o último dia 23, o comando da Brigada Militar de Mato Leitão passou efetivamente a pertencer ao Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP).  A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 16 deste mês. Desta forma, o efetivo de Mato Leitão passa a pertencer ao Comando da cidade vizinha de Venâncio Aires, podendo atuar apenas na Cidade das Orquídeas.

As tratativas para que essa mudança fosse feita vem acontecendo desde o início deste ano, respeito os trâmites legais de cada órgão. Inicialmente foi encaminhado um ofício ao Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP). Após foram realizadas reuniões com o CRPO do Vale do Taquari e do Vale do Rio.

A última medida adotada por parte do Executivo foi a entrega de um ofício pessoalmente ao secretário de Segurança Pública do Estado, Cézar Schirmer durante solenidade de inauguração de reformas feitas no prédio onde funciona a Delegacia de Polícia de Venâncio Aires no dia 16 deste mês.

A Administração de Mato Leitão destaca a agilidade do atual secretário de Estado no atendimento deste pleito após o recebimento do ofício em mãos, uma vez que após a da data de entrega dele até a efetiva troca de comando se passou uma semana. O Executivo salienta ainda que essa foi uma mudança muito importante e necessária para o município.

O responsável pelo Comandando do Grupo de Policia Militar (GPM) no município soldado Cristiano Figueiró Santos relata que o efetivo de Mato Leitão vê com bons olhos essa mudança de comando regional, principalmente na questão operacional, visto que a Comarca de Mato Leitão é Venâncio Aires, ou seja, em questão de Delegacia, Fórum e hospital o município já está atrelado a Capital do Chimarrão, estando apenas a Brigada Militar no Vale do Taquari.

Figueiró destaca que agora estando atrelado ao Vale do Rio Pardo, sob o comando de Venâncio Aires tem a possibilidade de o efetivo permanecer no município, fazer o serviço da cidade e dar uma atenção maior para a comunidade local, atendendo mais os interiores, onde apenas se estava indo em momentos de ocorrências. “Com está mudança a gente vai poder voltar a nossa rotina normal, dar uma atenção maior para a comunidade tanto do centro como do interior”, ponderou.

26 de setembro de 2016 – Segurança Pública