Após três dias de cavalgada, percorrendo o trajeto de Trinfo até Mato Leitão, os cavalarianos do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata chegaram ao município na tarde desta segunda-feira, 12. A cerimônia de recepção a Centelha da Chama Crioula foi realizada defronte a Emef Ireno Bohn e contou com a participação de alunos da escola e também da Emei Vó Olga.

A turma do nível 6 da Emei Vó Olga preparou uma bela apresentação para o momento. Eles dançaram a música “Caranguejo não é peixe”, muito popular entre a cultura gaúcha. Após a apresentação, os coordenadores da cavalgada Leandro Wermann e Rafael Corrêa se pronunciaram, agradecendo o apoio de todos os envolvidos. Logo em seguida, o patrão do CTG Querência da Mata, Eusébio Hermes, fez uso da palavra, agradecendo o apoio de todos, em especial da Administração Municipal.

Como forma de gratidão entregou ao Executivo uma tábua de agradecimento na forma de quadro, que será colocada no prédio da Prefeitura. Para finalizar o ato, o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Diego Konrad, falou sobre a importância do fogo na vida do ser humano, como um elemento que consome, aquece e ilumina. Também ressaltou que a chama crioula representa, para o gaúcho e o tradicionalista, a história, a tradição, a alma da sociedade gaúcha. “Em torno dela construímos um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos que nos orgulham, de reflexão sobre a sociedade que somos e a que queremos ser. E aqui em Mato Leitão, essa tradição é preservada com muito orgulho e a participação de todos”, finalizou.

As atividades alusivas a Semana Farroupilha seguem esta semana. Para quarta-feira, 14, se não chover, está preparado no Parque Municipal das Orquídeas o 1º Piquenique Campeiro com integração das escolas. Será um dia com diversas atividades e vivências campeiras e a presença de integrantes do CTG Querência da Mata.

12 de setembro de 2016 – CTG Querência da Mata