Em reunião na tarde desta sexta-feira, 13, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) autorizou auxílio financeiro para dois agricultores que tiveram grandes prejuízos com o temporal do último dia 1º de outubro. Os fortes ventos danificaram estufas usadas para produção de pepino destinadas a agroindústrias de Mato Leitão.

O auxílio beneficiando Edenilson Miranda Werneque, de Santo Antônio, e Iria Maria Maldaner, do Canto dos Griesang, seguirá as regras do Programa Municipal de Incentivo à Estruturação e Reestruturação das Propriedades Rurais que está em vigor desde abril de 2009. O objetivo é auxiliar os produtores na aquisição da cobertura plástica das estufas.
A restituição do valor, que ainda não está definido (dependerá de cada projeto), se dará dentro de até cinco anos. O programa conta com um limite de R$ 10 mil por empreendimento. A inclusão dos produtores recebeu aprovação unânime dos integrantes do Comder. O encontro mensal foi coordenado pelo presidente e secretário da Agricultura, João Carlos Machry. Elton Uhlmann (PMDB), presidente da Câmara de Vereadores acompanhou a reunião.
COMDER
Representantes das comunidades, Secretaria da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Associação de Desenvolvimento (Ademat), Emater, Associação dos Trabalhadores Rurais de Mato Leitão (Aspromale) e Associação de Prestação de Serviços e Assistência Técnica (Apsat)