A Prefeitura vai novamente auxiliar agricultores do município na campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. Os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) aprovaram a proposta do poder público de comprar doses que serão distribuídas aos proprietários de animais.

A ideia é repetir o projeto do ano passado quando o poder público adquiriu 5 mil doses que foram doadas aos produtores. O presidente do Comder e secretário da Agricultura, João Carlos Machry colocou o assunto em debate na reunião mensal do conselho ocorrida na última segunda-feira, 2 de abril, no Restaurante Skina. A primeira etapa da campanha ocorrerá em maio, cabendo ao produtor providenciar a aplicação da vacina.

O atual rebanho no Município, segundo dados da Inspetoria Veterinária de Venâncio Aires, gira em torno de 4,5 mil animais. A aftosa é uma das vacinas obrigatórias e a não vacinação dos animais gera multa e interdição da propriedade.

LIVRE

O Rio Grande do Sul busca ser zona livre da doença sem imunização. A solicitação está em análise no Ministério da Agricultura e, em caso de confirmação, o rebanho poderá deixar de ser vacinado em 2019.

AUTORIDADES

Acompanharam a reunião o prefeito Carlos Alberto Bohn, presidente da Câmara de Vereadores Emerson Kirch (PSDB), vereador Elton Uhlmann (MDB), chefe do Escritório da Emater Claudiomiro da Silva de Oliveira, coordenador do Departamento Meio Ambiente, Antônio Augusto Machado.

 BRUCELOSE

O Comder deu também ok para a continuidade da campanha de vacinação contra a brucelose e serviços de castração de animais em etapas nos meses de junho e dezembro. A Prefeitura contratará o profissional.